Como adicionar suas Bíblias ao Logos
Para adicionar suas versões digitais da Bíblia ao Logos, siga os passos a seguir:
1. Primeiro você deve ter o texto bíblico em formato digital com um verso por linha, incluindo o nome do livro, os números dos capítulos e versículos no início de cada linha.
2. Abra o arquivo digital no formato "txt" usando a ferramenta de importação de texto do Excel para destacar livro, capítulo, versículo e texto da Bíblia em colunas separadas (você pode precisar fazer isso em 3 etapas caso os números dos capítulos e versículos estejam separados por espaços e não por tabulações no arquivo "txt").
3. Adicione novas colunas à tabela para códigos (C, E, F, G, H e J). Escreva os códigos para as colunas. Abaixo segue um exemplo (coluna B é o número do capítulo, D e F o número do verso):
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J |
[[@Bible:Ge | 1 | : | 1 | ]] | 1 |
. | {{field-on:bible}} | No princípio, Deus criou os céus e a terra. | {{field-off:bible}} |
- Observe o espaço após a abreviação do livro (coluna A: "[[@Bible:Ge ") e depois do número do versículo (coluna G: ". ").
- Veja a tabela com a abreviação de cada livro no padrão reconhecido pelo Logos: http://wiki.logos.com/COM_API_Bible_Book_Abbreviations
4. Salve o arquivo como documento do Excel (talvez seja necessário modificá-lo mais tarde).
5. Copie as colunas da tabela A à J e cole-as no Word como texto simples (não como uma tabela).
6. Remova as tabulações com o comando localizar e substituir.
7. Salve o arquivo como docx.
8. Adicione os nomes dos livros e capítulos no Word: Registre os nomes como Título 1 e os nomes dos capítulos como Título 2 (ou AT / NT como H1, nome do livro como H2 e nome do capítulo como H3) e adicione os códigos para livros e capítulos no início dos cabeçalhos. Veja um exemplo de como ele deve aparecer no Word:
[[@Bible:Ge 1:1]]1. {{field-on:bible}}No princípio, Deus criou os céus e a terra.{{field-off:bible}}
9. Se você deseja adicionar introduções ou subtítulos em sua Bíblia, adicione os textos aos locais corretos sem qualquer codificação.
Prontinho.É só carregar no Logos através do recurso "Livros Pessoais" lembrando de selecionar o Tipo: Bíblia.
Para facilitar sua vida, disponibilizo no link a seguir uma planilha do Excel contendo todos os códigos para o AT e o NT, basta acrescentar os versículos na coluna "I".
Planilha: 8422.Bíblia.xlsx
Traduzido e adaptado de https://fl.vu/Nc38S
Comments
-
O Pr. Wilson Porte disponibilizou um vídeo demonstrando como fazer o passo a passo acima.
https://youtu.be/Hhi7VQa4YXo0 -
Pr. Flávio,
Existe alguma forma de disponibilizar os arquivos já feito pelo senhor? Venda, não sei?
Ou a única maneira é fazendo o meu próprio?
E como adquirir livros em docx? Pq tenho vários livros no kindle, porém não faço idéia de como aproveita-los no logos.
Desde já agraço, em Cristo!!!
0 -
Compartilhe seu email que lhe passo as instruções. Abraços e um feliz Natal!
0 -
Bom dia Pr. Flávio. Agradeço pelas informações de como adicionar bíblias ao Logos. Informo que já estou fazendo uso de seu modelo para adicionar a Almeida Séc XXI, a qual tenho original em mídia. Ainda não terminei por questão de tempo mas estou "chegando lá".
Venho informar que há erros em seu modelo nos capítulos 2 e 3 de Josué. Todos estão formatados para o versículo 1 do referido livro.
Abs fraternais em Cristo.
0 -
Obrigado Eric pelo feedback e obrigado por compartilhar o erro encontrado. Segue o arquivo corrigido.
0 -
Obrigado Pr. Flávio. Informei o erro somente para evitar que outros usuários pudessem ter problemas na formatação de suas traduções preferidas.
Gostaria de saber se o senhor poderia me informar onde posso conseguir a versão NVT em txt para formatá-la para o Logos. Tenho a versão impressa e a utilizo em minhas pregações e aulas.
0 -
Você pode adquirir a versão digital aqui: https://www.amazon.com.br/B%C3%ADblia-Sagrada-Nova-Vers%C3%A3o-Transformadora-ebook/dp/B01LWZ7JSB/ref=sr_1_3?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1546375935&sr=1-3&keywords=nvt
Com alguma pesquisa na internet você conseguirá converter para txt e fazer a sua Bíblia para o Logos.0 -
Olá, Pr. Flávio. Eu tenho a bíblia NVT no Kindle, seria possível você me enviar as orientações por e-mail junior2501@hotmail.com para utilizar no logos.
0 -
Enviado!
0 -
Eu tenho a Bíblia A Mensagem em formato digital, porém os versículos não seguem o padrão normal v. 1 e o texto e sim v. 1-4 e os textos. Tem como utilizar nesse tutorial mencionado acima para acrescentar no Logos?
0 -
Tem sim, a formatação dos versículos ficaria mais ou menos assim: [[@Bible:Mt 2:1-4]]
0 -
Tem algum método mais rápido para colar os versículos na planilha, ou tem que ser copiando um a um e colando?
0 -
Muito bom, irmão Flavio!
Adicionei a ACF (Almeida Corrigida e Fiel 1995) Há previsão de disponibilidade pela SBTB?
Estou tambem convertendo outras Biblias com NT com base no TR e TM.
0 -
Muito Obrigado Pastor Flávio!
Deus Te Abençoe sempre!
0 -
O irmão poderia me informar onde eu posso comprar as Bíblias em arquivo de txt?
Desde já agradeço,
Jorge Lisboa
0 -
Olá Pr Wilson Porte, tenho a biblia NVT, Nova Almeida, A Mensagem, King James Atualizada, King James Fiel pelo Kidle da Amazon, existe alguma forma de disponibilizar os arquivos já feito pelo senhor?
0 -
Oi Pr. Flávio,.
Nossa acabei demorando para responder a sua msg.
o meu e-mail é
Preciso das instruções para usar os livros que já tenho no kindle.
Att,
0 -
Tenho a NVT e Nova Almeida, entre as versões que você citou. Posso lhe enviar por email. Não tenho disponibilizado diretamente por aqui para não incorrer em pirataria, por isso, tenho enviado por email para aqueles que já tenham adquirido em formato digital.
0 -
Meu e-mail é filtavares@gmail.com
0 -
Existe algum tutorial sobre como adicionar comentários bíblicos?
0 -
Marcus Frutuoso said:
Existe algum tutorial sobre como adicionar comentários bíblicos?
Ao criar o arquivo, basta adicionar uma sintaxe antes do subtítulo. Por exemplo, você possui um comentário de João, antes de cada subtítulo é só adicionar a sintaxe conforme abaixo: Para João 1.1-18 a sintaxe será [[@Bible:Jn 1:1-18]].
[[@Bible:Jn 1:1-18]]
1
O PRÓLOGO
JOÃO 1:1-18
Os primeiros dezoito versos do Evangelho de João são comumente conhecidos como o prólogo. Nenhuma parte do Novo Testamento capturou a imaginação e a atenção da comunidade intelectual cristã pelos primeiros três séculos mais do que esta breve seção do Evangelho de João. Na tentativa de entender a pessoa de Cristo, a igreja primitiva tornou-se virtualmente preocupada com a alta visão de Cristo que é expressa no prólogo. A partir dessa fundação, os primeiros crentes desenvolveram o que foi chamado de "Logos Cristológicos", ou a compreensão de Cristo como a Palavra, que é introduzida aqui nas palavras de abertura do Evangelho de João.
0 -
Ministério Reverentes, a paz!
Eu tenho essa bíblia pela Amazon. Se puder me enviar, ficarei agradecido. Meu email: fdstorti@gmail.com
0 -
Pastor,
gostaria de receber instrução de como adicionar livros do Kindle.
Desde já agradeço
email: casaosp@yahoo.com.br
Bruno de Arruda Casagrande
0 -
Enviado no seu email. Deus abençoe!
0 -
Pastor, bom dia.
Você tem outras bíblias, estudos ou comentários para indicar? Os produtos do Logos são consideravelmente mais caros que os mesmos produtos em outras lojas.
PS: Na planilha está faltando a linha para Juízes 5:32
0 -
Olá Flavio, você consegue me ajudar, como eu faço para baixar o livro no formato txt?
0 -
Olá eu gostaria de informações para baixar livros do Kindle, para o logos
Grato
0 -
giovanecascaes@gmail.com
0 -
0
-
Eu não consegui baixar no TXT. Tive que converter através de programa para TXT.
0