Prezados Irmãos, graça e paz!
Aqui entre nós, precisamos reconhecer que somos muito privilegiados de ter acesso à uma Plataforma tão maravilhosa como o Logos!
Eu quero compartilhar com vocês a minha atitude em relação a ela e agora o fato de ter adquirido uma Biblioteca, no caso a Ouro; e como estou explorando e pretendo desfrutá-la.
Espero que este breve relato lhes seja útil e inspirador; e se possível compartilhem aqui também as suas impressões e como estão utilizando as bibliotecas do Logos.
A minha primeira atitude em relação ao Logos é de agradecimento a Deus. Eu uso o Logos há mais de 15 anos, sempre na versão gratuita e apenas recentemente foi possível adquirir uma Biblioteca.
Eu já tive um biblioteca física com mais de 1000 livros (doada para um seminário – compartilhei esse fato aqui em um post anterior), mas hoje estou focando em montar uma biblioteca digital e escolhi o Logos como minha plataforma preferida.
Eu também oro pela Faithlife e pelos Desenvolvedores para que sejam capacitados cada vez mais com sabedoria e temor para continuarem com a lapidação desse lindo diamante.
Quando o download e a instalação dos mais de 450 livros da Biblioteca Ouro terminou eu fiquei muito emocionado e comecei a passear pelos livros que foram devidamente classificados no filtro Tipo na Biblioteca do aplicativo.
Agora eu tenho à minha disposição uma floresta de conhecimentos, onde casa livro é uma árvore frondosa e muito frutífera.
Então me adentrei nesse pomar de delícias e comecei a esColher quais frutas eu comeria primeiro. Foi uma tarefa bem desafiadora. Em algumas eu mordia só um pedacinho na certeza de que na minha caminhada diária pelo Logos seria revisitada no tempo oportuno para saborear mais um favo de mel debaixo de uma sombra fresca à beira de um ribeiro (aqui estou me referindo também à Palavra de Deus).
Outras, por ser um ávido leitor e por já estarem na minha lista de desejo de leitura, eu degustei em uma sentada. Ao ler as frutas viçosas, normalmente vou pintando o texto no que mais tocou o meu coração ou chamou a minha atenção. Essa marcação fica armazenada na ferramenta de Notas na seção Destaques.
Com a Biblioteca Ouro à minha disposição eu estabeleci uma meta de ler pelo menos dois livros por mês (aqui estou me referindo mais às monografias). Não é uma questão de quantidade, mas sim de remir o tempo para ler o máximo de livros que eu puder para aproveitar esse recurso tão valioso. Parece que esse tipo de leitura não é muito produtivo, mas muito pelo contrário, para mim funciona super bem, pois cumprir a meta me motiva e à medida que vou lendo aqueço cada vez mais o meu coração e sempre aprendo alguma coisa nova ou recebo algum insight precioso dos fantásticos e ungidos autores de todas as eras.
Também faço leituras mais direcionadas, pois partem de um tema ou de uma necessidade específica, seja de uma disciplina de seminário, para preparar uma aula ou um sermão, estudar as línguas originais, consultar teologias, dicionários, comentários e até mesmo escrever livros.
Agora com a IA, destaco também a utilização das pesquisas inteligentes, das perguntas em linguagem natural, das ferramentas de resumo de tópicos/capítulos e de tradução que são excelentes.
As assinaturas trazem uma robustez incrível nos bancos de dados, nas pesquisas como um todo, nos resultados do Factbook (agora classificado com "Tudo, Bíblico, Biblioteca, Teológico e Aconselhamento"), bem como destravam ferramentas, menus, insights, assistentes, comandos e guias da versão gratuita e ampliam ainda mais o número de livros que podem ser lidos e agregados nas bibliotecas.
O número de recursos do Logos aumentou (e vem aumentando) tanto que realmente hoje enxergo essa Plataforma com suas assinaturas e bibliotecas como uma ferramenta essencial que abraça o meu ministério e fortalece a minha fé e caminhada cristã.
A minha experiência com o Logos é também gastronômica, afinal “o qual doce são tuas palavras ao meu paladar” - Salmos 119.103.
Aleluia e glória a Deus!
Aproveitem, sem moderação!