Page 1 of 1 (2 items)
This post has 1 Reply | 2 Followers

Posts 3
Hugo | Forum Activity | Posted: Tue, Aug 25 2020 7:47 PM

Boa noite.

Estou evangelizando um TJ e eles utilizam aquele velho argumento da ausência do artigo definido em João 1:1, no final do verso relacionado ao nome Deus. Por isso traduzem: um deus.

Mas em 1:6, não tem artigo antes do nome Deus e nem por isso eles traduzem: um deus.

Quero fazer uma pesquisa assim: "Artigo" junto ao nome "Deus" no NT.

Alguém pode me ajudar?

Posts 36
Lucian Benigno | Forum Activity | Replied: Wed, Aug 26 2020 11:05 AM

A paz de Cristo, Hugo.

Infelizmente eu não conheço no Logos uma solução tão elegante e rigorosa quanto a que encontraríamos em uma ferramenta dedicada à exegese (como o saudoso BibleWorks). O que posso fazer é lhe apresentar três caminhos diferentes que levam a resultados também diferentes, mas que podem eventualmente ser úteis.

O substantivo θεóς aparece inúmeras vezes definido pelo artigo no Novo Testamento grego. Acredito que para ajudar essa TJ você vai precisar das ocorrências em que θεóς aparece sem o artigo. Para isso a opção mais simples (e também a menos rigorosa) envolve buscar todas as vezes em que a raiz grega θεóς (“Deus”) não está perto da função morfológica “artigo definido”:

<Root = lbs/el/θεος> NOT NEAR @D

Clique na figura abaixo para ver melhor os detalhes:

Às vezes esse tipo de pesquisa ad hoc baseada na distância entre as palavras até funciona, mas o complicado é que a língua grega admite diferentes relações de proximidade entre vocábulos que estão sintaticamente interligados. 

Por isso talvez você queira construir uma pesquisa sintática um pouco mais radical, para localizar os versículos em que aparece θεóς, mas não existe nenhum artigo definido (nem mesmo definindo outra palavra):

Finalmente, você também pode construir uma pesquisa morfológica um pouco mais elaborada para o Logos buscar os versículos em que existe θεóς e talvez até exista um artigo, mas se esse artigo existir ele não concorda em gênero, número e caso com θεóς:

Bom, por enquanto eu só consigo chegar até aqui, mas como esse fórum é frequentado por algumas pessoas que entendem muito de Logos, talvez eles possam nos ensinar uma solução melhor.

Page 1 of 1 (2 items) | RSS