Projeto: O Jornal Batista

Estou iniciando um ptojeto que tem a finalidade de formatar todas as edições de O Jornal Batista para o Logos no formato de "Livro Pessoal".

A intenção é acessar as edições antigas pelo site http://acervo.batistas.com/, e compilar os artigos para um documento do Microsoft Word. Já fiz isso com 4 edições, sei que é pouco, mas a tarefa é trabalhosa. Vou descrever abaixo os passos que sigo para transformar as edições antigas de O JOrnal Batista em documentos do Word:

1. Faço o download das páginas de uma edição no site do acervo (estão em JPG) em uma pasta;
  2. Importo uma página por vez para o Microsoft One Note que fará o reconhecimento dos caracteres da imagem (OCR), para isso, importo a imagem e clico com o botão direito sobre a imagem e aciono a opção copiar texto da imagem;
  3. Colo o texto compiado no ChatGPT pedindo que reorganize as frases em parágrafos sem corrigir o português do texto, afinal, mantenho o português antigo do jornal intacto como foi escrito;
  4. O texto organizado pelo ChatGPT colo no documento do Microsoft Word onde faço a formatação e a correção;
  5. Pronto, o arquivo está adequado para ser importado para o Logos.

Como o conteúdo das edições dos jornais é extenso, esse trabalho exige algumas horas de dedicação, por isso, solicito a ajuda dos irmãos que puderem ombrear nesse projeto.

Por que ter todo esse trabalho? Penso que nossa história como Batistas brasileiros está contida, em grande parte, nas edições de O Jornal Batista. Contar com essas informações para enriquecer sermões e estudos seria maravilhoso, não acha?

4530.001 O Jornal Baptista.docx

0743.002 O Jornal Baptista.docx

7282.003 O Jornal Baptista.docx

7343.004 O Jornal Baptista.docx

Acima compartilho as 4 edições que já compilei. Use à vontade e, se puder, ajude compilando mais edições. As tag's no meu Logos ficaram como a imagem abaixo:

A imagem que uso de capa deixo abaixo para quem quiser aproveitar:

Desde já agradeço aos que puderem contribuir com esse projeto compilando as edições do jornal.