Logos PRO no Brasil

Bom dia meus irmãos,

Como já vem sendo discutido, está chegando o Logos PRO. Vi que a ideia é atualizações mais constantes e, entre seus diferenciais, terá o análises de IA. Para ter, no preço mensal de U$ 9,99, seria necessário ter um pacote  Logos 10 Full Feature Set ou ter uma assinatura do Faithlife Connect. Essas informações vieram daqui e aqui.

Alguém já sabe como funcionará no Brasil? Tem algum pacote base também ou teríamos de comprar esse americano? Vale a pensa esperar um pouco mais ou é perder uma oportunidade nesse preço?

A proposta é boa, mais ainda restam algumas dúvidas nessas adaptações do negócio entre países.

Comments

• Anderson Abreu
    Anderson Abreu Member Posts: 549 ✭✭✭

Alguém já sabe como funcionará no Brasil? Tem algum pacote base também ou teríamos de comprar esse americano? Vale a pensa esperar um pouco mais ou é perder uma oportunidade nesse preço?

Os pacotes que compramos em português a partir do pacote Ouro para cima já contém o "Full Feature Set", que é o conjunto de ferramentas, datasets e alguns livros fundamentais para fazer com que o Logos funcione em sua plenitude. Eu tenho apenas o Logos em português e consegui assinar a versão prévia do Logos Pro. Então, quanto a isso, não teremos nenhuma dificuldade.

"... And do not be grieved, for the joy of the LORD is your strength." (Ne 8.10)

• consegui assinar a versão prévia do Logos Pro

Tem como dizer como está sendo a experiência com o Logos Pro? Se tem valido a pena, quais as features novas que são interessantes, etc

• Anderson Abreu

Tem como dizer como está sendo a experiência com o Logos Pro? Se tem valido a pena, quais as features novas que são interessantes, etc

Claro, irmão!

A pesquisa inteligente usa IA para gerar resultados mais precisos sem ter que usar a sintaxe de pesquisa exata do Logos. Para mim tem sido útil para pesquisar informações objetivas como data de algum fato. Eu pesquisei hoje por "analogia da fé" sem aspas e os resultados foram muito bons, mas por ser uma expressão não seria difícil pesquisar ela no logos usando simplesmente "aspas". Mas a IA categoriza os resultados mais importante para você. 

A pesquisa inteligente não deve ser confundida com um chatGPT. Ela não gera texto de resposta. Apenas busca em todos os livros (que você tem ou não tem, ou só que você tem) o resultado. Também lhe dá uma opção de resumir o resultado daquele livro para você ter uma ideia mais ampla do que ele trata naquele capítulo ou parágrafos. É útil principalmente se você não tem aquele livro comprado. Então dá para ter uma ideia mais ampla da resposta daquele livro.

O resumo por IA também funciona no mesmo painel do tradutor automático quando você está lendo um livro (indepedente do idioma). Então você pode gerar um resumo daquela parte do texto. Para mim isso é muito útil ao ler comentários bíblicos. Eu posso ter um resumo do comentário para ter uma ideia da linha que ele vai seguir para eu saber se vale a pena ler ele todo. Isso me permite focar nos comentários que parecem mais promissores. 

Como eu uso muito pouco o construtor de sermão (eu acho ele ruim de mais rsrs) eu não testei muito o gerador de perguntas ou de ilustrações para falar muito. Posso dizer apenas que achei as perguntas geradas por IA boas e as ilustrações muito fracas. Mas, como eu disse, eu não testei muito essas ferramentas do sermão.

Algumas coisas precisam melhorar muito:

1) Deveria ser possível fazer uma pesquisa inteligente em um idioma e ter resposta em livros de múltiplos idiomas (português, inglês, espanhol, latim...). Atualmente você tem que fazer a mesma pesquisa em cada idioma para ter a resposta em cada conjunto de livros que você tem. Para um americano que basicamente se basta com livros em inglês, está tudo ok. Mas para nós que temos poucos livros em português e precisamos ter livros também em inglês, é terrível ter que fazer mais de uma pesquisa para ter resultados em toda a sua biblioteca.

2) O resumo da pesquisa está sendo gerado em inglês mesmo quando o livro é em português. Mas quando eu estou lendo um livro em inglês e eu gero o resumo ele gera em português. Então não sei se é um lapso ou bug ou eles esqueceram de mudar isso. Porque antes o resumo no livro também era gerado em inglês, mas eles melhoraram para ser gerado na lingua em que o software está configurado (português no nosso caso). Vou colocar isso lá no forum para ver se corrigem.

Acho que é isso! Dá para ter uma ideia do que tem de novidade até o momento. Possivelmente tem mais coisa até outubro quando for lançado de forma ampla.

"... And do not be grieved, for the joy of the LORD is your strength." (Ne 8.10)

• Muito obrigado pela resposta, meu irmão, ajudou muito!
    Essa questão dos resumos realmente é algo que deva ser bem útil justamente nesse caso que tu citou, pra ter uma ideia da linha do comentário pra ver se vale a pena ou não ler ele todo.

Ainda não estou convencido se pra mim vale a pena assinar, vou esperar mais um pouco pra decidir, pois por enquanto o Logos 10 já supre 99% do que eu preciso

• Anderson Abreu

Ainda não estou convencido se pra mim vale a pena assinar, vou esperar mais um pouco pra decidir, pois por enquanto o Logos 10 já supre 99% do que eu preciso

Acabei de escrever no outro post:  "Sinceramente, o que eu vi de novo no Logos até o momento dá para viver sem assinar!"

Eu assinei porque tive um mês grátis e porque sou aficionado por testar coisas novas. Mas se for só isso que tiver de novo eu dificilmente vou manter a assinatura. Se esse valor se mantiver, são R$650,00 por ano (ou acho que esse valor será maior quando lançarem). Dá para comprar bons livros com esse valor. 

A ferramenta que eu mais gosto e acho mais útil é resumir um comentário para ver se vale a pena ler ele todo. Essa é a única ferramenta que me faria falta no momento.

• Daniel Sperber de Lima
    Daniel Sperber de Lima Member Posts: 14

Obrigado pessoal, ajudou muito!

Também estou pensando em assinar. Estava pensando em fazer o upgrade em breve, mas com a notícia fiquei na dúvida do que seria melhor. Eu creio que devem continuar existindo pacotes para compra de livros, mas que algumas ferramentas baseadas em IA e afins devem começar a ser assinadas.

Creio que não apenas no Logos, mas todos os serviços de computação devem se adaptar para um funcionamento por assinatura.

• CLEBER CEZARIO PINHEIRO
    CLEBER CEZARIO PINHEIRO Member Posts: 101 ✭✭

Obrigado, irmão, pelas ricas informações! No meu entender, ainda não vale a pena assinar o Logos PRO. A grande verdade é que o Logos Português deveria melhorar ainda muita coisa no Logos atual (ABNT, corrigir as limitações de digitação nos sermões e notas, etc.), antes de lançarem outro que manterá os mesmos problemas e, provavelmente, incluirá outros!

• Anderson Abreu

... corrigir as limitações de digitação nos sermões e notas, etc.

Essas questões dos sermões e notas são gerais, não se restringe ao português. São pontos que muitos usuários internacionais reclamam e pedem melhoria do site Feedback. E se sair melhoria, pelo andamento atual, deve vir para os assinantes primeiro ou exclusivamente (se não disponibilizarem em pacotes futuros). Precisamos esperar o que vão anunciar sobre a proposta de atualização do app. Li no forum que parece que vão fazer algum anúncio em breve sobre essa questão das assinaturas, ainda está tudo muito vago. 

• Na minha opinião o Logos Pro não vale apena. Estou com ele instalado e vai até maio o teste drive.

O ponto positivo é que tem IA integrada, o que facilita resumos, as pesquisas nem tanto, e o construtor de sermão com o assistente de sermão que facilita a criação de ilustrações, que não é 100% precisa, assim como gera perguntas sobre o sermão de forma automática.

Acrescenta muitos livros a sua biblioteca, mas muitos deles datados, ou no meu caso, irrelevantes.

O preço é o que mais pesa nessa decisão pois são 10 dólares mensais que num ano daria 120 dólares, que daria para comprar outras bibliotecas ou recursos individuais muito melhores.

É bom pra quem é rico rsrsrs, mas pra quem economizou centavos para ter o logos não compensa. 

O meu grande medo é que venhamos perder suporte e atualizações caso não venhamos aderir essa assinatura, pois se o Logos for depender disso para lançar novos recursos, pra mim será o fim do Logos.

• Na minha opinião o Logos Pro não vale apena. Estou com ele instalado e vai até maio o teste drive.

O ponto positivo é que tem IA integrada, o que facilita resumos, as pesquisas nem tanto, e o construtor de sermão com o assistente de sermão que facilita a criação de ilustrações, que não é 100% precisa, assim como gera perguntas sobre o sermão de forma automática.

Acrescenta muitos livros a sua biblioteca, mas muitos deles datados, ou no meu caso, irrelevantes.

O preço é o que mais pesa nessa decisão pois são 10 dólares mensais que num ano daria 120 dólares, que daria para comprar outras bibliotecas ou recursos individuais muito melhores.

É bom pra quem é rico rsrsrs, mas pra quem economizou centavos para ter o logos não compensa. 

O meu grande medo é que venhamos perder suporte e atualizações caso não venhamos aderir essa assinatura, pois se o Logos for depender disso para lançar novos recursos, pra mim será o fim do Logos.

• Anderson Abreu

Para quem queria mais informações sobre o novo modelo de assinatura do Logos, temos algumas novidades divulgadas:

Informações: https://www.logos.com/early-access

Aqui estão os três níveis de assinatura: https://www.logos.com/early-access/subscriptions 

Dúvidas: https://www.logos.com/early-access#faq 

Outro: https://support.logos.com/hc/en-us/sections/23458275033101-Early-Access-to-Logos-Pro 

Tem também um vídeo de hoje (31/07/2024) do pastor Tunner explicando alguns detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=291gOiAJX-Y 

Este outro vídeo explica detalhadamente as novas funções que estão disponíveis: https://mpseminars.com/webinars/pro-webinar/ (mão não tem todas as funções, hoje mesmo eles disponibilizaram uma nova função em fase de teste!)

A próxima versão principal do Logos será lançada neste outono como uma assinatura. Os três níveis de assinatura são projetados para se adequar às principais maneiras pelas quais as pessoas usam o Logos: preparação para pequenos grupos (Logos Premium), preparação para sermões (Logos Pro) e estudo acadêmico e de idioma original (Logos Max).

Nossa esperança é dar aos usuários exatamente o que eles precisam - nem mais, nem menos. Queremos que os usuários sintam que sua assinatura do Logos atende exatamente às suas necessidades.

Essas assinaturas substituirão as assinaturas atuais Preaching Suite, o Faithlife Connect e outros conjuntos de recursos do Logos. As bibliotecas (só os livros) ainda estarão disponíveis para compra separadamente (por exemplo, Ouro, Prata, Bronze, etc.).

O licenciamento perpétuo de recursos, de alguma forma, continuará sendo um componente do novo modelo de assinatura. Ainda estão trabalhando nos detalhes de como tudo vai se encaixar. No entanto, o foco será no produto de assinatura. Como sempre, os recursos e o conteúdo que você comprou são seus para sempre e acessíveis com ou sem assinatura.

Quem assinar continuamente por 24 meses, se cancelar a assinatura, vai receber uma licença "Legacy Fallback" que permite que você mantenha os recursos offline mesmo depois de deixar de assinar. Então, em vez de voltar para uma versão gratuita ou anterior do Logos, você manterá os principais recursos do seu nível de assinatura que não dependem da nuvem ou da IA. A Licença de Fallback Legado permite que você mantenha certas partes do software (funcionalidades), mas não lhe dará a propriedade permanente dos livros dos quais recebe uma acesso temporariamente com a assinatura. Isso não se refere aos livros comprados que são seus para sempre, mas apenas aos livros que vem na assinatura.

• Flávio Costa
    Flávio Costa Member Posts: 69

A versão 36lançada esse mês (set/24) acrescentou usos para IA que tornaram a assinatura realmente interessante. Uso a versão antecipada desde que foi lançada e agora, com certeza, vale a pena. O recurso de Síntese é interessantsíssimo, onde a IA une conceitos de diversos materiais em um texto lógico para descrever um tema pesquisado. Para o contrutor de sermões, a possibilidade de geração de ilustrações, perguntas e aplicações a partir do esboço já feito, é extraordinário e amplia drasticamente o uso dos esboços, incluindo sua utilização para estudos de Pequenos Grupos durante a semana. O Factbook também ficou bem melhor, separando as opções de resposta entre biblioteca (para busca em livros), teológico (para busca em Teologias Sistemáticas e Dicionários), entre outros. E, o que pra mim é o melhor: a IA não vai gerar uma mensagem para você pregar (ainda que ela possa gerar os pontos do seu sermão), com isso, seu trabalho como ministro que busca a dependência do Espírito Santo não é afetado.

• Anderson Abreu

O recurso de Síntese é interessantsíssimo, onde a IA une conceitos de diversos materiais em um texto lógico para descrever um tema pesquisado.
    Realmente, essa função de Sinopse é muito boa. Mas experimente ela com uma coleção de melhores autores (eu fiz uma e deixei público aqui ou pesquisando em "Documentos">> aba "Público"), que o resultado da Sinopse fica muito melhor e confiável (para mim).

Para isso é preciso pesquisar em "Livros" em vez de "Todos", e definir os limites da pesquisa com uma coleção (ou outro critério). 

OBS: eu deixei a coleção com nome inglês/português e códigos em inglês (p.e., "author:"), para que funcione tanto com a interface em português, como para quem usa em inglês. E para que os usuários internacionais consigam usá-la também.

• Esse recurso citado pelo nobre irmão Flávio do Factbook, já está disponível independente de assinatura.